domingo, 12 de março de 2017



O SÍNDROMA DOS EMBARQUES

A curiosidade deixa o pessoal preso à amurada e as madrinhas ficam chorosas e até as pedras do cais choram baixinho enquanto os familiares dos embarcados se acotovelam m na esperança de assinalar o último e doloroso adeus!

O destino é assim mesmo, incerto, pior do que a provação do adeus será ingrata sorte dos que embarcaram sem saberem para o que vão. Mas nem tudo é tão mau, embora a guerra seja um quadro pintado pela desgraça dos que morrem sem gentilezas da mata que os rodeia.
Muitos amores ficam assim abandonados no cais de embarque, mas serão avivados pelas cartas dos aerogramas, salvo se a fatalidade se intrometer pelo meio. Há que ter esperança, afugentando os sobressaltos dos dias mais custosos. As contingências das missões podem safar os embarcados onde tudo é possível.
A contar com o regresso, muitos destes soldados acreditam no amor que perdurará até ao reencontro da moça dos seus encantos. Só por ironia do destino o seu fado será atraiçoado. As despedidas são sempre dolorosas, mas os que partem para a guerra, ainda no tombadilho e encostados na amurada, não pensam nos imprevistos.

Não temos lágrimas sublimes, mas alguns abraços e beijos sem excentricidade e com algum erotismo. De resto, muita daquela gente amontoada no cais vive entronizada nas aldeias, coberta por um manto de virtude e vergada ao trabalho honesto.
Os primeiros arrepios com o embate das ondas alterosas aparecem à passagem frente ao estreito de Gibraltar. O convés fica cheio de escumalha viscosa, por causa dos mais indispostos vomitarem. Para muitos, a comida começa a ser um problema, porque quanto mais comem mais vomitam... e o navio começa a ficar mal cheiroso, um purgatório para alguns e um inferno para outros.
Uma saída em Lourenço Marques levou muitos a lambuzarem as prostitutas dos bares da rua Araújo. Por ali passam quase todos os mancebos que seguirão rumo a norte (Porto Amélia e Mocímboa da Praia). O fumo e o ruído misturam-se nos bares e nos bordéis, onde alguns se afogam em cerveja e os mais descuidados apanham as costumadas doenças venéreas ou esquentamentos! Quase sempre… alguém fica em terra, quando o navio se faz ao mar! É assim o bom povo português, quando vai em viagem para o outro lado da África. As contingências desastrosas começam logo aí, quando os comandantes não dão tolerâncias. Na imensidão das distâncias, ir à boleia é impensável! Mal puseram os pés em África e começam a sentir a penitência que lhes magoa a alma que não encontra salvação divina! Ainda não chegaram à guerra e já estão metidos em sarilhos, fruto da sua imprevidência e pouca vivência em terras estranhas. Em poucas semanas, os amores do cais de embarque começam a ficar esquecidos, tal é a tormenta das mudanças e o deslumbramento das confusões.
Instalados nos acampamentos distribuídos por Cabo Delgado, há soldados com diversos níveis de formação e padrões de educação, onde a convicção é coisa rara e o idealismo uma abstracção. O mundo dos sonhadores começa a desmoronar-se ao som do rebentamento das primeiras morteiradas. Muitos sonhos começam a ficar sem sentido, perante a dureza das caminhadas, o calor do planalto e a secura das savanas. A realidade começa a desgastar as energias próprias da idade, as emoções vão esmorecendo e a rigidez da disciplina e da ordem vão diluindo a educação genética dos ancestrais. As angústias e o medo acabam por sufocar a última esperança de resistir ao amotinar dos desejos e a vontade fica amorfa. A rigidez das regras de conduta em zonas de perigo vão-se desvanecendo e a exposição ao fogo inimigo deixa a morte descansada, porque não precisa de muito engenho para ter sucesso com a gadanha. Na guerra não há génios... mas pode haver sorte como também há imprevidentes ou incautos. Acontece que os mortos nem sempre são os menos cuidadosos... porque o azar bate à porta de qualquer um, quando as balas são invisíveis e fatais.


Joaquim Coelho – combatente em Angola e Moçambique



Sem comentários: